Página inicial > Notícias > O galo canta...

O galo canta...

sexta-feira 11 de outubro de 2013, por Fernando Oliveira

Evento de lançamento do clipe "O galo canta", da banda Família Gangsters, reúne fandangueiros de São Paulo e do Paraná.

JPEG - 171.7 KB

Um grande encontro entre caiçaras, músicos, pesquisadores, estudantes e pessoas vindas de vários cantos aconteceu entre os dias 04 e 05 de outubro na cidade de São Paulo.

O evento marcou o lançamento do clipe "O galo canta" (clique e assita!), da banda Família Gangsters e o lançamento do álbum "Rabeca fandangueira" (baixe aqui) do nosso querido mestre Zé Pereira.

Na oportunidade, aproveitamos para fazer o pré-lançamento dos produtos sociais do projeto "Programa Puxirão", a saber: livro de histórias em quadrinhos sobre cultura e fandango caiçara contendo duas mídias de SMD gravadas com canções dos nossos mestres caiçaras e um filme infanto-juvenil de ficção e aventura sobre o "sumiço dos instrumentos do fandango".

O ponto alto da festa foi o grande encontro entre fandangueiros vindos da Ilha dos Valadares, que fica na cidade de Paranaguá), da Ilha do Superagui, do Ariri, do Marujá e da Juréia. Subiram ao palco do Centro Cultural Rio Verde mais de dez caiçaras fazendo com que as "cadeiras" do povo presente não parasse de mexer.

"A cantoria foi linda!!! Foi muito bonito vê-los todos tocando felizes num espaço maravilhoso como é o Rio Verde", comentou Cleber Chiquinho, do Ponto de Cultura "Caiçaras". "Vendo o povo dançar não pude deixar de lembrar do clipe da música ’A moda do bicho grilo’ do pessoal lá do Mandicuera", sorriu Cleber ao contar essa história. (Assista o clipe clicando aqui)

Sem dúvida, outro ponto alto do encontro foi a roda de prosa sobre " Cultura, Direitos e Território. A cultura caiçara e os desafios da modernidade" que envolveu fandangueiros, estudantes, pesquisadores, professores e interessados na cultura caiçara. Entre outros, participaram da conversa os mestres Zé Pereira e Arnaldo Pereira, Felipe Gomide, da banda Família Gangsters, Fernando Oliveira e Cleber Rocha Chiquinho, do Ponto de Cultura "Caiçaras", Peter Santos Németh, da Associação de Pescadores da Enseada, e o Prof. Antônio Carlos Diegues, do Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras (NUPAUB/USP).

Para quem quiser saber mais, Peter escreveu um interessante artigo sobre esse momento do encontro. Clique e leia.

Confira a programação que rolou durante o encontro:

04/10 - Festa de Lançamento do Clipe "O galo canta" 23 h00 - Centro Cultural Rio Verde

Baile de fandango e show da Família Gangsters

05/10 - Tarde caiçara

16h00 - Roda de proda: Cultura, Direitos e Território. A cultura caiçara e os desafios da modernidade

18h00 - Oficina "Fandango Caiçara"

19h00 - Baile de fandango - Casa de Maria Madalena

Portfólio