Página inicial > Cananéia

Cananéia

Última inclusão : 31 de outubro de 2013.

PNG - 119.6 KB

O município de Cananéia (25°00’57”S e 48°55’35”W) situa-se em uma região riquíssima ecológica e culturalmente. Aqui se encontram as histórias e lendas do primeiro povoado brasileiro. (Clique aqui e leia mais em "História).

Fundada em 1531, situa-se em uma região riquíssima histórica e ecologicamente. Por aqui se encontram histórias do primeiro povoado brasileiro, nascido a partir de 1502, com a chegada do enigmático Bacharel, também Cosme Fernandes, degredado da Coroa Portuguesa, que após alguns anos se tornará um líder entre os indígenas locais.

Atualmente, destaca-se não só pela sua importância ecológica e histórica, mas também pelas suas manifestações culturais, oriunda da miscigenação entre europeus, indígenas e africanos, que chegaram desde os primeiros anos do século XVI e que formaram hoje o que se chama de “cultura caiçara”.

Suas terras e águas são habitadas por comunidades caiçaras, quilombolas, indígenas, caboclas e de agricultores familiares, constituindo uma diversidade cultural raramente encontrada tão próxima de grandes centros.

Localizado no litoral sul do Estado de São Paulo, as principais vias de acesso são a BR-116 e a SP-226 ligando-a a São Paulo (272 km), Registro (90 km) e Curitiba (260 km). Segundo o Censo IBGE 2010, possui 12.225 habitantes dos quais cerca de 82% vivem na área urbana da cidade. A economia baseia-se na pesca artesanal e industrial, no turismo e na prestação de serviços. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio, composto pelos indicadores de expectativa de vida, educacional e de renda, foi de 0,6758 em 1996, enquanto que para a região de Governo de Registro foi de 0,713 e para o Estado de São Paulo foi de 0,868, o que indica a necessidade de investimentos sociais no município (SEBRAE, 2000).

PNG - 368.3 KB

Matérias desta seção

  • Natureza

    31 de outubro de 2013, por Fernando Oliveira

    Uma vasta região de 35 mil km², conhecida como Vale do Ribeira, localizada ao sul do Estado de São Paulo e nordeste do Estado do Paraná, abriga a maior área contínua de Mata Atlântica ainda existente no país. Considerada a mais importante reserva de água doce desses dois Estados é um dos mais conservados bancos genéticos de todo o Brasil. Suas vilas e cidades históricas, com marcos do início da colonização, guardam aspectos de grande interesse cultural. Tendo como fundo as elevações da Serra do Mar, em (...)

  • História

    21 de setembro de 2012, por Fernando Oliveira

    Os primeiros ocupantes da região estuarina de Cananéia, dos quais se tem notícia, foram do tipo chamado “homem dos sambaquis”. As datações de tais testemunhos mostram que esses habitantes estiveram na região em épocas entre 1.500 e 5.000 anos antes do presente (PETRONE, 1966 apud SÃO PAULO, 1998). Os “povos dos sambaquis” eram grupos humanos adaptados à planície costeira marinha e ao sistema lagunar, constituindo “uma civilização de canoeiros, conchófagos e ictiófagos” (AB’SABER; BESNARD, 1953 apud (...)

  • Cultura

    21 de setembro de 2012, por Fernando Oliveira

    Os primeiros brasileiros surgiram da miscigenação genética e cultural do colonizador português com o indígena do litoral, ocorrida nas quatro primeiras décadas, que formou uma população de mamelucos que rapidamente se multiplicou. Esta protocélula da nação brasileira foi moldada, pelo patrimônio milenar de adaptação à floresta tropical dos tupi-guarani. A incorporação da cultura negra à ordem social e econômica acabou gerando, posteriormente, um contigente mestiço de índios, brancos e negros, que viria (...)