Página inicial > Fandango > Patrimônio Cultural

Patrimônio Cultural

quinta-feira 25 de outubro de 2012, por Fernando Oliveira

A cultura caiçara valorizada nacionalmente...

A solicitação de registro do fandango caiçara como "Patrimônio Cultural Brasileiro", assinada por mais de 400 fandangueiros e parceiros, foi entregue ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) durante o "II Encontro de Fandango e Cultura Caiçara", realizado em julho de 2008 na cidade de Guaraqueçaba, litoral norte do Estado do Paraná.

De lá pra cá, diferentes etapas técnicas foram executadas para concretizar as exigências e os trâmites burocráticos relacionados ao reconhecimento do fandango como patrimônio cultural imaterial brasileiro.

Em agosto de 2008, por exemplo, o Ponto de Cultura "Caiçaras" recebeu mestres fandangueiros, representantes de grupos e comunidades tradicionais, estudantes, pesquisadores, técnicos, gestores culturais e representantes do IPHAN para debater e posicionar o atual andamento desse processo. Participaram desse encontro, caiçaras dos municípios de Cananéia e Iguape, Estado de São Paulo, Guaraqueçaba, Morretes e Paranguá, Estado do Paraná.

Recentemente, o IPHAN publicou a abertura de prazo que qualquer pessoa apresente sua manifestação a respeito da proposta de Registro do Fandango Caiçara com Patrimônio Cultural Brasileiro.

No dia 29 de Novembro de 2012 a cultura tradicional caiçara foi oficialmente reconhecida pelo Governo Federal como patrimônio imaterial brasileiro. Um grande dia para todos os caiçaras e brasileiros que ficará marcado na história do nosso país.