Página inicial > Grupos

Grupos

Última inclusão : 8 de outubro de 2013.

Grupos de Fandango do município de Cananéia.

Matérias desta seção

  • Terra Firme

    25 de outubro de 2012, por Natália Latansio

    O Grupo de Fandango Terra Firme surgiu em 2011, formado com a intenção de se ter um grupo de jovens tocadores de Fandango Caiçara na cidade de Cananéia. O nome do grupo foi dado pela forte influência da “Terra Firme” que segundo Celsinho, era como os antigos pescadores chamavam a parte do Continente da Ilha de Cananéia. Além do nome, também houve uma forte influência das modas e dos toques de fandango da época. Assim, o Grupo de Fandango Terra Firme se torna um grupo ímpar no cenário musical do (...)

  • Caiçaras do Acaraú

    25 de outubro de 2012, por Fernando Oliveira

    O tradicional grupo de fandango do Bairro Acaraú destaca-se não só pela cantoria, mas também pelo lindo grupo de dança que o acompanha. O grupo de fandango “Caiçaras do Acaraú” foi fundado em 2005 por tradicionais fandangueiros do bairro Acaraú, localizado no município de Cananéia. De lá pra cá, se apresentaram em diferentes eventos culturais locais/regionais, e também em outras cidades do Estado de São Paulo, juntamente com o grupo de dança “Vida Feliz”, que é composto por seis casais residentes no mesmo (...)

  • Esperança

    25 de outubro de 2012, por Natália Latansio

    O Grupo "Esperança" nasceu oficialmente em fevereiro de 2003, em um encontro de fandango realizado na Ilha do Cardoso. Antes desta data, o grupo se reunia eventualmente a pedido de escolas e tinha outra formação.“Existia, não era bem dizer um grupo, que eles de vez em quando se reuniam quando as professoras pediam, das escolas. Seu Hugo era uma das pessoas principais e fundamentais que ele é que reunia alguns dos tocadores para irem tocar lá. Aí depois, quando eu entrei, esse trabalho passou para (...)

  • Família Neves

    25 de outubro de 2012, por Natália Latansio

    O grupo Família Neves nasceu em 2005 e congrega várias gerações da mesma família. É formado por Antônio Neves (viola), Izidoro Leodoro das Neves (tantam e voz), Laurinei Antônio Neves (rabeca), Salvador Alberto das Neves (viola e voz) e João Luis Pontes Lara (cavaquinho). Izidoro nasceu em 1966. É filho de Antônio Neves e é uma liderança na comunidade de Marujá. “Eu lembro do fandango. A gente era bem moleque, nós morávamos na Praia da Lage ainda, e tinha. Antes não tinha esse negócio de toca fita, de CD. (...)

  • Família Pereira

    25 de outubro de 2012, por Natália Latansio

    O fandango deve muito a este pessoal, sem é claro desconsiderar todas as iniciativas e os fandangueiros locais, a Família Pereira é o exemplo mais forte da resistência. Talvez seja a única que ainda guarda as características mais tradicionais do fandango por ter permanecido isolada no interior de Guaraqueçaba durante mais de 50 anos. Rio dos Patos é uma comunidade onde só é possível chegar após algumas horas de navegação e uma boa caminhada por trilhas. Aos poucos o núcleo familiar foi se dispersando (...)

0 | 5