Página inicial > Notícias > 2ª Festa do Fandango Caiçara de Cananeia

2ª Festa do Fandango Caiçara de Cananeia

sexta-feira 24 de agosto de 2018, por Fernando Oliveira

A segunda edição da Festa do Fandango, realizada entre 12 e 15/08/2018, reuniu mestras, mestres e grupos de todo o Território Caiçara.

Entre os dias 12 e 15 de outubro de 2018 ocorreu a 2ª Festa do Fandango Caiçara de Cananeia, realizada aqui na cidade de Cananeia, litoral do Estado de São Paulo contando com a seguinte programação.

JPEG - 163.9 KB

No dia 12/10, durante o dia, ocorreu a programação especial em comemoração ao Dia das Crianças com uma Feira de Troca de Brinquedos, promovida pela Associação Quintal Caiçara, e oficinas, jogos e brincadeiras com Grupo Cultural Tiduca.

A noite aconteceu a Cerimônia de abertura, com a presença de autoridades locais e convidados. Em seguida, aconteceram as conferências de abertura sobre os temas A importância da salvaguarda do Fandango Caiçara, proferida pela Profa. Patrícia Martins, do Instituto Federal do Paraná/IFPR, e O reconhecimento do fandango como ferramenta de defesa dos direitos caiçaras, sob responsabilidade do Dr. Andrew Toshio Hayama da Defensoria Pública/SP.

JPEG - 202.3 KB

Logo em seguida, realizou-se a abertura da Feira de Economia Solidária e ocorreu primeiro baile previsto para a festa com a apresentação dos grupos Vida Feliz, São Gonçalo e Violas de Ouro de São Paulo Bagre, todos de Cananeia, e Mandicuera, vindo da cidade de Paranaguá.

JPEG - 355.1 KB
JPEG - 85.3 KB

No dia 13/10, foram abertas as exposições Ô de Casa e Lembranças de um fandango caiçara, a qual foi uma ação do Ponto de Memória Caiçaras, projeto premiado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

JPEG - 238.1 KB

Em seguida, ocorreu o Encontro de memória e salvaguarda do fandango caiçara que contou com a presença de fandangueiras e fandangueiros locais, bem como, de convidados de outras cidades. Debateu-se as demandas, retrocessos e avanços relacionados a salvaguarda do fandango em todo o seu território. Por fim, foram indicados os representantes da cidade de Cananeia que vão compor o futuro Comitê de Salvaguarda do Fandango Caiçara.

A noite, foi aberta a Mostra de vídeos sobre fandango e cultura caiçara. Em seguida, ocorreu a mesa redonda Território, Patrimônio e Direitos Caiçaras com a participação de Adriana Souza de Lima, integrante da Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras, de Simone Toji, representante do IPHAN/SP, e de Henry Durante, funcionário do Ministério da Cultura (SP).

JPEG - 148.8 KB

Para fechar a noite, aconteceu o segundo baile com a presença dos grupos Fandangueiros do Mandira e Esperança, de Cananeia, Cirandeiros de Parati, da cidade de mesmo nome, e do Grupo de Fandango Caiçara de Ubatuba, da cidade de Ubatuba.

JPEG - 169.7 KB
JPEG - 219.4 KB

No dia 14/10 pela manhã, aconteceu a visita monitorada a casa do Mestre Agostinho Gomes onde participantes da festa puderam conhecer um pouco do cotidiano desse grande artesão e tocador de rabeca. A tarde ocorreu a oficina Toques e ritmos do fandango caiçara com o Mestre Zé Pereira que apresentou um pouco daquilo que mais saber fazer, ou seja, tocar instrumentos do fandango caiçara. A adesão a essas duas atividades foi bastante representativa estimando-se que cerca de 20 pessoas participaram a visita e por volta de 50 participaram da oficina.

JPEG - 91 KB

Durante o período da noite, mais uma vez aconteceu a mostra de vídeos sobre fandango e cultura caiçara. Em seguida, realizou-se a roda de prosa Não conhece? Roda de prosa sobre as histórias e letras do Fandango Caiçara, com a participação de fandangueiras e fandangueiros de Cananeia e de convidadas e convidados de outras cidades. Destaque para as historias contadas por Dona Cleuza, uma das representantes escolhidas para compor o Comitê de Salvaguarda.

Finalizando a noite, apresentaram-se os grupos Família Neves e Família Alves, ambos de Cananeia, Família Pereira, com integrantes de Cananeia e de Guaraqueçaba, Manema, da cidade de Peruíbe, e Fandanguará, da cidade de Guaraqueçaba.

JPEG - 366.7 KB
JPEG - 177.8 KB

Sem dúvida, um grande encontro que celebrou a alegria e a sabedoria do povo caiçara que vive em harmonia com a Mata Atlântica em todo o Território Caiçara do Fandango.

Portfólio