Página inicial > Fandangueiros > João Alves

João Alves

sexta-feira 13 de abril de 2012, por Fernando Oliveira

João Alves nasceu no bairro do Ariri. Fandangueiro e tocador de viola, desenvolve um trabalho com crianças, jovens e adultos para tocar e dançar o fandango, todos moradores do bairro. Seu último grupo de alunos foi o das crianças de 08 a 14 anos, que ele conseguiu juntar e ensaiar, todos se interessaram bastante em saber um pouco mais sobre o Fandango Caiçara, especificamente o batido ou sapateado.

Seu João Alves colocou como mestre do grupo Seu Iolanto Barbosa de 76 anos, ele que dá as aulas de dança para as crianças. Todos seus irmãos e um sobrinho são tocadores por tradição, seus pais e avós também tocavam: “não tinha do que eles não entendessem de batido, das modas, faziam instrumento, rabeca..."” diz Seu João.

Em 2006 e 2008 a família Alves se juntou para tocar no primeiro e segundo Encontro de Cultura e Fandango Caiçara que aconteceu em Guaraqueçaba, reviver a cultura e a tradição herdada dos pais e avós, dos mutirões, das violadas, das modas..., foi a partir daí que Seu João popularmente como é chamado, começou a “juntar” as damas e cavalheiros pra dançar as modas de viola, entre elas, o anu e o sinsará, as vezes os ensaios acontecem na sua casa, em um salãozinho pequenino, outras no salão da subprefeitura quando não está ocupado, ele já levou o grupo, ou melhor os alunos para apresentações em “Festas regionais”, na Ilha do Cardoso, comunidade do Marujá no ínicio de julho de 2008, ainda em julho o grupo se apresentou no segundo Encontro de Cultura e Fandango Caiçara em Guaraqueçaba, e em abril/2009 participou da Econegociação que aconteceu no bairro do Ariri, a convite da Ong Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), que enfatizou planos de desenvolvimento sustentável para a comunidade.

Texto: Cleber Rocha Chiquinho