Página inicial > Fandangueiros

Fandangueiros

Última inclusão : 23 de outubro de 2013.

Um espaço dedicado a memória do fandango caiçara onde você poderá conhecer quem são os antigos e os novos fandangueiros cananeenses.

Ainda não conseguimos incluir todos os nossos mestres e aprendizes, mas com o tempo todos estarão por aqui, em especial aqueles "que partiram antes do combinado", como diz Rolando Boldrin.

Matérias desta seção

  • Zé Pereira

    11 de abril de 2012, por Cleberbio

    José Pereira nasceu em 1951, no Rio dos Patos, em Guaraqueçaba. É filho de Vicente José Pereira e Maria Augusta Costa. Aos trinta e um anos, casou-se e foi morar no Varadouro, em Cananeia, onde mora até hoje. Zé Pereira é conhecido como grande rabequista e violeiro, e toca também viola caipira, violão, cavaquinho, surdo,e pandeiro, além de fazer todos estes instrumentos e canoas. Na infância em Rio dos Patos, sua família vivia de pesca, caça e plantação. Desde cedo, Zé Pereira acompanha os pais e os (...)

  • Hugo Emiliano

    11 de abril de 2012, por Fernando Oliveira

    Hugo Emiliano de Almeida nasceu em 1938, no Taquari, em Cananéia, onde morou até os quarenta anos de idade. É filho de Emídio Ambrósio de Almeida e Francelina Alves de Almeida. Trabalhou como lavrador e carregador até se aposentar. “Eu tinha um irmão [João de Almeida] que tocava viola também, aí nós dois que começamos a tocar, depois que eu aprendi e ele também aprendeu. Eu sempre tocava com ele. Nós tocávamos em fandango, essas coisas, mutirão. Se juntava lá e tocava eu com ele naquele tempo. E os Alves (...)

0 | 5 | 10