Página inicial > Notícias > Caiçaras no cerrado...

Caiçaras no cerrado...

quarta-feira 15 de agosto de 2012, por Fernando Oliveira

Fandangueiros de Cananéia participaram do XII Encontro de Culturas Tradicionais realizado na Chapada dos Veadeiros (GO)

PNG - 444.6 KB

O “Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros” é reconhecido nacionalmente pela sua importância na manutenção das culturas tradicionais do Brasil. De forma geral, reúne grupos culturais, mestres de tradição, comunidades indígenas, capoeiristas e diversos brincantes oferecendo ao público shows musicais, momentos de ritualização, oficinas, prosas sobre temas da área e também uma feira de negócios oportunidades sustentáveis.

Em 2011, integrantes do Ponto de Cultura “Caiçaras” participaram do evento colaborando com o registro criativo/colaborativo do evento. Sem dúvida, essa experiência foi muito positiva e enriquecedora para os participantes, uma vez que puderam ter contato com diversas manifestações e culturas tradicionais do país. No ano passado, a equipe de gestão do Ponto de Cultura decidiu ousar um pouco mais e propôs a participação de fandangueiros no encontro. Para tanto, acessamos o “Edital nº 01 de Intercâmbio e Difusão Cultural“ do Ministério da Cultura, o qual prevê entre outras coisas, o custeio das despesas de viagens de intercâmbio nacionais e internacionais.

“Subir ao palco e mostrar a sua cultura, tradição e ver a admiração de todos ao terminar a cantoria com muitos aplausos da plateia foi emocionante. Representar o Fandango de Cananeia em uma cidade tão distante sem dúvida foi uma vivência incrível para estes fandangueiros” diz Cleber Rocha Chiquinho, professor na Escola do Ariri e integrante da equipe do Ponto de Cultura. Um reconhecimento nem sempre visto em nossa cidade, mas sim em um lugar tão distante e por pessoas de vários lugares do Brasil, complementa.

Ivan nos conta que uma das “aventuras” mais engraçadas que o grupo de viajantes enfrentou foi a viagem de avião: “Tinha uma turma que nunca voou e foi divertido ver a reação deles a cada novidade no aeroporto. Pra descontrair um deles perguntou qual o tamanho do guapiruvu pra fazer aquela canoa gigante” brinca. “Mas isso já aconteceu comigo também viu. Em 2010, tive a oportunidade de participar da Teia, um encontro nacional de Pontos de Cultura que aconteceu em Fortaleza. Aquela foi a primeira vez que entrei num avião e o frio na barriga foi imenso”, finaliza Ivan.

Para o grupo, os dias de convivência e camaradagem ficarão guardados eternamente na memória com a participação nesse festival em um local tão belo e rico culturalmente foi uma experiência enriquecedora.

Vale destacar, que a equipe do Ponto de Cultura agora trabalha para conseguir recursos financeiros para uma viagem a Cuba. “Recentemente, recebemos um convite para participar do Congresso Iberoamericano de Cultura e agora já trabalhamos para finalizar uma nova proposta de captação de recursos, confirma Fernando. “É o fandango caiçara ganhando o mundo”, finaliza.

Finalizamos um documentário sobre a experiência desse intercâmbio. O mesmo será postado em redes sociais e aqui no portal do “Programa Puxirão” em breve.

Participaram do intercâmbio: Isidoro das Neves, Laerte Verissímo e Atalibert Pereira (fandangueiros); Natalia Latansio de Oliveira, Ivan C. Neves, Cleber Rocha Chiquinho e Fernando Oliveira (equipe de registro) e Richard Lefevre (músico e pesquisador convidado).

Texto: Fernando Oliveira - Foto: Ivan Carlos Neves